Petição para inclusão de vagas para Engenheiros de Alimentos no concurso da ANVISA

Dois posts atrás eu desabafei sobre a desvalorização da minha profissão no mercado de trabalho. Essa semana eu percebi que o preconceito não se restringe ao setor privado:

A Anvisa, que é o órgão responsável no Brasil por regulamentar e fiscalizar a produção de alimentos, visando à segurança e à saúde pública, divulgou essa semana o edital para seu concurso público, o primeiro em mais de cinco anos. Qual foi minha surpresa ao descobrir não apenas que não havia vagas específicas para Engenharia de Alimentos, como também que nós não nos poderíamos candidatar às vagas de Engenharia, reservadas somente para graduados em Engenharia Elétrica, Mecânica, Materiais, Produção, Física ou Química. Enquanto essas engenharias concorrem a 12 vagas, nós podemos apenas concorrer a 10 vagas com qualquer área de formação!!! Ou seja, para a Anvisa tanto faz um Engenheiro de Alimentos ou um Tecnólogo em Estética, por exemplo.

Por mais que eu não pretenda prestar o concurso da Anvisa, fiquei indignado com essa informação, e por isso assinei e faço campanha para todos assinarem a seguinte petição (clique na figura):

 

petiçao

PS: Também escrevi cartas me manifestando sobre o assunto, para a própria Anvisa, a ABEA e o CREA. Veremos se obterei alguma posição desses órgãos.

spacer

5 comments on “Petição para inclusão de vagas para Engenheiros de Alimentos no concurso da ANVISA

  1. rbatistasoaresrogério

    De pleno acordo! Será que nenhum político poderia ajudar?!

  2. Pingback: Petição para inclusão de Engenheiro de Alimentos no concurso do MAPA | Alimentando a Discussão

  3. Andressa

    Além do concurso da ANVISA, as pessoas se esquecem do concurso do MAPA também em que o cargo de Fiscal Federal Agropecuário, cuja principal função é a inspeção de produtos de origem animal e vegetal, está destinado apenas para veterinários, engenheiro agronômicos, zootecnistas, químicos e farmacêuticos. Já existe um projeto de lei com a intenção de adicionar o Engenheiro de alimentos no concurso do MAPA, é a lei nº 864/2011 que está aguardando o parecer do dep. Sabino Castelo Branco. Precisamos encher a caixa de e-mails desse senhor para que o mesmo dê andamento ao projeto, para quem quiser el também tem uma página no facebook (https://www.facebook.com/dep.sabino). Não adianta ficarmos reclamando, temos que agir.

  4. Marcos

    Aliás, não é só concurso da Anvisa, e sim vários concursos, como da Petrobrás por exemplo, que abre vagas para engenheiros, (engenheiro de processos, por exemplo) que permitem quase todas as modalidades (inclusive elétrica, produção, naval, textil) , mas não permitem nunca engenheiro de alimentos.Está na hora de mudarmos isso.A profissão de Engenheiro de Alimentos tem que ser respeitada e um bom começo para isso é a profissão ser tratada como engenhariaENGENHARIA, como todas as outras engenharias são.Que o CREA se posicione quanto á isso em relação à todos esses órgãos públicos, que organizam esses concursos.