Cereja

Cereja em Calda Feita de Chuchu

121 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 121 Flares ×

Essa é uma das polêmicas mais divertidas que eu já ouvi por aí. Será que a cereja em calda que comemos seria, na verdade, feita de chuchu? Veja um exemplo de texto abaixo:

<< Num tempo bem longínquo, quando Deus criou todas as coisas, ele resolveu colocar na natureza uma frutinha simpática e muito saborosa chamada cereja.

De textura macia e sabor ácido e adocicado, além de um único carocinho em seu miolo, a cereja alimentou viajantes incautos e camponeses famintos por milhões de anos. Deus achou interessante também colocar um cabinho na cereja. Assim, ficaria fácil comer a frutinha e se livrar do carocinho incoveniente.

Milhões de anos depois, o ser humano dominou as ténicas de cultivo da cereja e de sua árvore, a cerejeria. Mesmo assim, como se trata de uma fruta de origem asiática, e nosso país tem um clima muuuuito diferente do da Ásia, é meio caro comprar cereja por aqui.

O homem, com o passar dos anos e a revolução industrial, encontrou maneiras mais fáceis de se alimentar. Maneiras que não exigiam que ele plantasse uma cerejeira ou caçasse um boi. Ele podia ter todas essas coisas mesmo sem cultivá-las ou matá-las. Ele podia pagar para que fizessem isso pra ele. Além disso, o homem inventou as frutas em calda e desidratadas, o que trouxe a natureza para dentro do nosso lar de maneira inexplicável.

Doces sabor cereja são muito comuns no nosso país. As docerias estão repletas deles. Mas você, que num ou em outro Natal já provou cerejas in natura, sabe que o sabor delas difere diametralmente do sabor artificial dos doces sabor cereja que provamos todos os dias. Difere inclusive do sabor da famosa cereja em calda, que é facilmente encontrada em bolos e guloseimas nas padarias do país.

A química avançou de modo incrível, e os bons flavorizantes artificiais simulam com perfeição o aroma e o sabor de alimentos naturais. Mas a cereja… a cereja continua diferente.

É quase… é quase outra coisa.

É outra coisa. Cereja em calda, meu amigo… CEREJA EM CALDA É CHUCHU!

Isso mesmo. A maioria das cerejas em calda encontradas em supermercados é feita de chuchu, um legume que supostamente absorve a cor e o sabor de qualquer coisa. Sei que é difícil de acreditar, mas basta uma olhada mais atenta nas letras miúdas da embalagem para comprovar. […]

Eu clamo pela sua compreensão. Isso não é teoria da conspiração. Não é um boicote à indústria de chuchus. Ou à indústria de cerejas em calda. Minha única função aqui é propagar a verdade.

[…]

Isso só prova o quanto vivemos num mundo de aparências, o quanto somos apegados a paradigmas. Se a cereja em calda é feita de chuchu, do que será feito o frango que comemos todos os dias? O bife? O leite?

[…] >>


Bom vamos lá. Dessa vez, o boato é parcialmente verdadeiro. Cerejas realmente são frutas típicas de climas temperados, apresentando alto custo no Brasil, o qual as importa principalmente do Chile. Dessa forma, temos disponibilidade de cereja in natura apenas numa época específica do ano, geralmente sendo consumida como iguaria natalina. Já sua versão industrializada em calda, que apresenta maior data de validade (por ter alto teor de açúcar, embalagem hermética, e eventuais conservantes), está disponível o ano inteiro. Ainda assim, é um item relativamente caro.

Por esse motivo, existe uma prática comum em muitas padarias, docerias e confeitarias populares de utilizar uma imitação de cereja em seus doces, devido à sazonalidade e preço da fruta. Essa imitação pode ser feita de outras frutas, como mamão verde e melão, ou mesmo de hortaliças como pepino e chuchu. O último é o preferido dos confeiteiros, não apenas por apresentar baixo custo, mas também por ter sabor neutro e textura adequada, sendo  facilmente adaptado para mimetizar uma cereja. Para isso, o vegetal é cortado em “bolinhas”, cozido em cal virgem, adicionado de caldas de açúcar com corantes ou groselha, (e, às vezes, de licor marrasquino), adquirindo caracterísitcas semelhantes à da fruta em calda.

Mas lembrem-se, eu disse “parcialmente verdadeiro”. Isso porque as cerejas em calda vendidas no supermercado costumam ser feitas da própria fruta sim (pelo menos na maioria das vezes). Apesar de ser algo difícil de se controlar, vender um produto informando se tratar de outro é crime, e as indústrias produtoras podem ser multadas em até R$ 3 milhões pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. O que geralmente não tem de verdade no produto é o licor marrasquino (feito originalmente com a cereja marrasca croata), o qual é substituído por uma calda açucarada com corantes vermelhos e aromatizantes, exceto em produtos de alto padrão.

Mesmo assim, é sempre bom ficar de olho e desconfiar caso o preço do produto esteja muito abaixo do esperado. Para não ser enganado pelo chuchu, vale a pena ler a lista de ingredientes e conferir se o produto não está denominado como “imitação de cereja”, “fruta em calda tipo cereja” ou “doce em calda sabor cereja”, essa última muito utilizada nas vitrines de confeitarias. Se a fruta em calda apresentar haste (=”cabinho”) e caroço, é quase certeza que se trata de cereja verdadeira. No caso das descaroçadas, verifique se há um espaço vazio e levemente rugoso no lugar de onde supostamente saiu a semente, já que as imitações costumam ser esferas perfeitas e maciças.

Já me antecipando aos possíveis comentários: mas por que a cereja em calda, mesmo verdadeira, tem sabor tão diferente da fruta in natura? Um dos motivos é o fato de serem empregadas, na indústria, frutas de certas variedades específicas, as quais são menores e de coloração mais clara, enquanto que as grandes e arroxeadas são preferidas para o consumo na forma crua (=não-processada); caso análogo ao do pêssego em calda. Outra razão é que, como qualquer conserva, o produto em calda apresenta uma série de outros ingredientes e aditivos e também um processamento térmico, os quais alteram suas características sensoriais.

 

Fontes:

spacer

2 comments on “Cereja em Calda Feita de Chuchu

  1. Natasha

    ADOREI, eu sempre quis saber desse boato da cereja feita de chuchu!!!!!!!!!!
    Quando vi que vc tinha postado sobre isso, achava que seria mentira mas pode ser verdade!!!! (Não que eu me incomode com isso, gosto de qualquer jeito!)

    1. pedromenchik

      Que bom que você gostou :)
      Como eu disse no post, em geral a que vc compra no supermercado é de cereja mesmo, mas desconfie daquelas bolinhas vermelhas perfeitas nos bolos das confeitarias…

Alimente a discussão: