banana manchada

Bananas com Manchas Anti-Câncer

O mito de hoje me foi mandado pelo Facebook esses dias, na forma de meme, que parece ser a nova tendência das hoaxes da internet :

banana manchas

banana manchas


 

Trata-se de mais um mito de alimentos que curam câncer (veja outros exemplos aqui). A própria banana comercial já tem também sua cotinha de polêmicas: é uma híbrida genética, já que o fruto natural “selvagem” é assim, e é levemente radioativa por causa do isótopo 40 do potássio (mas não se preocupe, são emanações inofensivas para a saúde, assim como as de certos tipos de água mineral). Existe inclusive uma lenda urbana que diz que a casca de banana pode ser fumada utilizada para clarear os dentes, a qual não é apenas mentira, como também perigosa! Mas vamos ao que interessa: a publicação acima não cita fontes, nem data, nem nome do cientista / universidade (o último estudo científico japonês – afinal eles não fazem muitos né?). Tive que pesquisar um pouco, mas não é que dessa vez havia mesmo o tal estudo original? É esse aqui, segue uma análise preliminar:

O estudo não diz que as bananas contêm TNF (fator de necrose tumoral). Aliás, isso seria bizarro praticamente impossível, já que trata-se de uma proteína bastante específica do sistema imunológico de vertebrados, e não tem nenhuma relação com a fisiologia de vegetais. O que os autores fizeram foi injetar extrato de banana em ratos, o que gera uma reação natural do corpo de produzir TNF para defesa, da mesma maneira como faria para qualquer outro corpo estranho. Isso está bem longe de um estudo clínico com humanos que tivessem ingerido as frutas e, mesmo se o composto estivesse presente, ele seria digerido e quebrado em aminoácidos, perdendo sua funcionalidade (expliquei um pouco disso no post do frango com hormônio).

O que os cientistas de fato constataram foi que, quanto mais madura a banana, maior a resposta do sistema imune como um todo. Isso pode estar relacionado também com a maior quantidade de precursores de dopamina e serotonina nos frutos, que são hormônios com diferentes efeitos no metabolismo humano – inclusive estimular alguns leucócitos (células brancas do sangue) a produzirem diversas proteínas de defesa. As manchas escuras são apenas um indicador da maturidade (e da variedade) do fruto, e não “pocinhas de TNF”. E mesmo se fossem: quase ninguém come a casca da banana, e estudos seriam necessários para ver qual a quantidade suficiente para que isso tivesse algum benefício perceptível, sem atingir um patamar em que os efeitos colaterais do excesso de TNF pudessem se manifestar – tais como doenças auto-imunes, asma, psoríase, etc.

Por outro lado, a banana contêm certa quantidade de anti-oxidantes e fibras, que podem ajudar na minimização do risco de desenvolvimento de alguns cânceres específicos (note que isso é bastante diferente de dizer que “banana com mancha cura câncer”). Assim como diversas outras frutas e vegetais, é claro – e muitos deles bem mais do que a banana. Mesmo assim, existem vários benefícios nutricionais em comer o fruto (além das fibras e da energia), principalmente a quantidade das vitaminas B6 e C e dos minerais manganês, potássio, magnésio e flúor.

 

Fontes:

spacer

5 comments on “Bananas com Manchas Anti-Câncer

  1. Carlos Lira

    Por isso que nunca vi um macaco canceroso.

  2. Antonio

    Interessante o artigo! Mas poderia o link para o artigo original japonÊs está com erro (indica página inexistente…) Poderia corrigir o link no texto ou postar aqui no comentário onde encontrou o artigo?

    1. Pedro Menchik

      Olá Antonio,

      Quando escrevi esse texto, peguei a hoax no facebook, porém o autor deletou (e aparece como indisponível). Mas nada mais era do que aquela figura do “você sabia” que eu coloquei na abertura.
      Agora, se você quer dar uma olhada no estudo japonês em si, o link ainda está funcionando: https://www.jstage.jst.go.jp/article/fstr/15/3/15_3_275/_pdf

  3. natihennemann

    Galera tá precisando ler direito as pesquisas e parar de tirar conclusões nada a ver. Mais do que isso, parar de compartilhar informações sobre as quais não têm a menor autoridade / qualificação para confirmar ou rejeitar.

  4. isabela

    Ótimo texto!! compartilhando!!!!!!